sábado, 24 de maio de 2014

LIÇÕES NO SALMO 23




Introdução:  Este salmo e um dos mais conhecidos desde as crianças como qualquer adulto sabe se não todo uma parte deste salmo , muitas vezes a bíblia e colocada em cima da estante no Salmo 23 aberto, porém não adianta conhecer o salmo do pastor o mais importante é  conhecer o pastor do salmo.
            Aquele a quem o salmista entrega todo o seu caminho

V.1 “O SENHOR E O MEU PASTOR...”.
            Não se sabe a circunstancia  da vida do salmista no momento que foi inspirado a fazer este salmo, mas Davi revel a o segredo do seu sucesso, apesar de ser rei, a vida dele estava entregue a uma direção a direção do Pastor “o Senhor é o meu pastor” ele tem conosco uma relação pessoal (Jo 10.3), ele conhece suas ovelhas intimamente (Jo 10.27,28).

V.1... “NADA ME FALTARA”. Às vezes perguntamos por que esta faltando determinadas coisas se com ele nada falta, mas quando fazemos uma análise do versículo podemos encontrar outra versão que diz “O Senhor é o meu pastor e DE NADA TENHO FALTA” ai entendo que Deus sendo meu pastor eu não sentirei falta de mais nada, pois terei o mais importante, ELE (Lamentações 3.24).

V.2 “DEITAR-ME FAZ EM VERDES PASTOS...”.
            Que tem insônia não consegui dormir vira-se de um lado para o outro mais não consegui. Mas que tem o Pastor como Cristo “deita-se em pastos verdejantes, mesmo que o mundo esteja em seca espiritual ou moral, nos temos através dele o alimento que sacia a fome da nossa alma (Jo 10.9).

V.2... “GUIA-ME MANSAMENTE A AQUAS TRANQUILAS.”
            As ovelhas são inquietas qualquer perturbação ou barulho as assusta, não consegue deitar-se se não se ‘”sentirem segura, porem o salmista disse: “Guia-me” ele não manda ir, ele vai conduzindo, protegendo, sustentando (Isaias 58.11).

V.3 “REFRIGERA MINHA ALMA...”.
            Às vezes a nossa alma encontra-se abatida “REFRIGERAR” Significa: revigorar, restaurar, retornar ao estão de alegria (Salmo 42.11).

V.”3.” GUIA-ME PELA VEREDA DA JUSTIÇA
            Mas uma vez o pastor como guia desta vez para levar para um caminho reto, de santificação de comunhão.

V. 4 “Ainda que eu Andasse Pelo Vale da Sombra da Morte...”
Vales são o extremo contrário de montes. Montes são lugares altos, falam de vitórias. Vales porém, são lugares baixos que ficam entre os montes.
Vales falam de dificuldades, tempos de sofrimentos, de angústias. Em nossa caminhada por este mundo, podemos enfrentar situações e circunstâncias difíceis de resolver. Muitos problemas de diversas naturezas podem chegar até nós.
V.4 “... Tu Estás Comigo”.
Davi também passou por momentos difíceis de suportar. Envolvido em combates, perseguido por seus inimigos. Mas ele soube superar estes momentos, porque depositava em Deus a sua confiança.
"no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16:33.

V.4 “... A Tua Vara e o Teu Cajado Me Consolam”.

A vara e o cajado eram ferramentas do pastor para resgatar, proteger e guiar as ovelhas. A vara servia para proteger as ovelhas dos animais ferozes e dos ladrões. O cajado era usado para erguer uma ovelha pelo corpo ou pelas pernas, quando esta ficava presa entre pedras.
Estas ferramentas eram símbolo do zelo amoroso do Senhor, que está em uma vigília constante ao nosso lado, levando-nos para a segurança da sua presença.
"A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei;" Ezequiel 34:16

V. 5  "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos,"
Davi confiava que a providência de Deus era tão grande, que os seus inimigos não conseguiriam vencê-lo, e que eles veriam mais adiante a benção do Senhor visíveis em sua vida.
Neste dia, todos os seus inimigos verão o Senhor regozija-te com suas ovelhas, em um grande banquete. Mas eles não poderão entrar e prantearão eternamente.
V.”5”. Unges Minha Cabeça com Óleo”
Era costume no antigo oriente, no meio da refeição, o anfitrião ungia a cabeça do convidado de honra, com uma gota de óleo perfumado. O óleo também simboliza o Espírito Santo. Deus mostra que somos seus convidados especiais para o seu banquete, as bodas do cordeiro.
E o Senhor nos ungiu e nos perfumou com o seu Espírito. O óleo precioso que desce sobre nossas cabeças, penetrando nas nossas mentes, perfumando o nosso entendimento, chegando até a nossa alma. Bendito é aquele que recebe essa unção sobre a sua vida.
"É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes." Salmos 133:2

V.5 “... O Meu Cálice Transborda”.
Durante a refeição, de uma maneira geral, o cálice simbolizava a alegria. E a unção do Espírito Santo, traz uma alegria que transborda o nosso ser. É a alegria da salvação, do reencontro com aquele que é o autor da nossa vida, da volta ao nosso Pai celeste.
V.6 “A Bondade e a Misericórdia do Senhor Me Seguirão...”.
O verbo [seguir] tem aqui o mesmo sentido, no original hebraico, da palavra utilizada para descrever o ato de caçar de um animal selvagem. Quando o Senhor é o nosso Pastor, ao invés de sermos perseguidos por feras selvagens, somos seguidos pela bondade e pela misericórdia, que descrevem o amor leal de Deus.
V.”6”. Habitarei na Casa do Senhor por longos dias”.
Mais do que uma promessa terrena e material, esta palavra também é uma profecia do Reino eterno do nosso Senhor Jesus, em cuja presença estaremos para sempre, usufruindo das suas promessas e de suas bênçãos, vivendo eternamente com Ele.
E você não gostaria de entregar a tua vida na mão deste pastor, se você tem duvida quem ele é ai vai à resposta:
Evagelho de João – Capitulo 10 versículo 11 Disse Jesus "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.

Presbítero Alessandro Miguel