quarta-feira, 10 de julho de 2013

COMO VOCÊ VAI SER LEMBRADO?



O que você imagina que as pessoas dirão durante o seu velório? Está certo, você não estará lá para ouvir, mas a pergunta nos leva a reflexão profunda com implicações diretas sobre a nossa vida hoje.
            Há certa dose de verdade no dito popular: “Depois que morre todo mundo vira herói”. Mas também é verdade que a respeito de nós se dirá aquilo que deixamos como marca registrada de nossas vidas. Não sei quanto a você, mas eu gostaria que as pessoas pudessem dizer coisas boas de mim após minha partida.
            Embora Paulo estivesse fazendo uma menção à figura de Davi apenas como um contraponto com o Senhor ressurreto, ele acabou produzindo em Atos 13.36 “Davi, tendo servido á sua própria geração, conforme o desígnio de Deus; adormeceu...”, um extraordinário epitáfio para um ser humano! As palavras do apostolo naquela sinagoga a respeito do grande vulto da nação de Israel são o reconhecimento de que uma pessoa foi útil à sua geração, de acordo com o proposito de Deus.  E esse é o maior elogio que um homem pode esperar receber. O rei salmista partiu deste mundo tendo a certeza de que sua vida não foi em vão e deixou um legado as gerações seguintes.
            Em dias como os nossos, em que as pessoas costumam confundir fama com sucesso, estas palavras nos levam a uma reflexão transformadora: viver sem deixar um legado é, nas palavras do poeta Francisco Octaviano, “Quem passou pela vida em branca nuvem, e em plácido repouso adormeceu; Quem não sentiu frio da desgraça, quem passou pela vida e não sofreu, foi espectro de homem, não foi homem, só passou pela vida, não viveu” . E preciso saber viver de tal maneira que a nossa vida seja benção para as pessoas que tiveram o privilégio (assim se espera) de conviver conosco,
            Portanto as palavras de Atos 13 não têm a ver apenas com Davi. Elas nos atingem no tempo e no espaço. É um desafio para que vivamos de tal maneira que quando findar a nossa existência neste mundo nossas experiências e realizações não tenha sido em vão como disse o apostolo Paulo Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco”.
            Davi não foi apenas alguém que fez da vida algo que valeu a pena. Numa época em que alguns, até cristãos, chegaram à conclusão de que a vida não faz sentido, a história de Davi atesta justamente o contrario. Só não faz sentido a vida de quem não se preocupa em aprender a viver.

LEGADO: Aquilo que alguém deixa para o outro, seja material, emocional ou espiritual.
 ESPECTRO: Imagem incorpórea de alguém falecido, fantasma, aparição ilusória.

Pb. Alessandro Miguel

Extraído do livro LEGADO, com algumas adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário