terça-feira, 9 de julho de 2013

UMA MOCIDADE FORTE

I João 2:14

(I João 2:14) - Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.


1)     EM QUE DEVEMOS SER FORTES:

a)     Forte na Comunhão

(I Corintios 1:9) - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
(Atos 2:42) - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

b)    Forte na participação

(Marcos 16:15) - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

(Atos 5:32) - E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.

c)     Forte na identificação

(Atos 5:28) - Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.

(Atos 5:29) - Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

2)     PASSOS PARA SERMOS FORTES

a)     Fugindo do pecado, como José

Da mulher de Potifar:
(Gênesis 39:12) - E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.

José, por lealdade e fidelidade a seu Deus, bem como por lealdade e fidelidade a Potifar, continuou resistindo ao pecado (Pv 7:6-27). Ele triunfou sobre a tentação porque de antemão já estava firmemente decidido a permanecer obediente ao Senhor e a de não pecar. (Vs 9)

(Gênesis 39:9) - Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?

(Isaías 59:2) - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

O pecado e a iniqüidade na vida do crente levantam um muro entre ele e Deus. Por causa dessa barreira, tal crente já não desfruta do favor de Deus, nem de proteção, socorro ou livramento.

Também as orações desse crente não serão atendidas.

(Salmos 66:18) - Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;

Aqueles que têm prazer na iniqüidade não têm esperança de resposta às suas orações quando invocam a Deus.
Ele quer que nos apartemos do pecado; só, então Ele nos atenderá assim como um pai atende um filho.

b)    Guardando-nos da contaminação, como Daniel

(Daniel 1:8) - E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.

O ambiente moral da Babilônia era totalmente pagão.
Daniel resolveu desde o início não se contaminar, não abriria mão de suas convicções, mesmo se tivesse que pagar com a vida por isso. Vale a pena notar que Daniel não tinha agora a presença dos seus pais para orientá-lo, mas seu amor a Deus e à Sua Lei achavam-se arraigados nele desde  a infância, que ele somente desejava servir ao Senhor de todo o coração.

Aquele que resolvem permanecer fiéis a Deus, enfrentando a tentação, receberão forças para permanecerem firmes por amor ao Senhor. Por outro lado, aqueles que antes não tomam a decisão de permanecer fiéis a Deus e à Sua Palavra, terão dificuldades para resistir ao pecado ou evitar conformar-se com os caminhos do mundo.

(vs 1:7)  O chefe dos Eunucos lhes pôs outros nomes. Para Daniel e seus amigos ingressarem no serviço do rei, precisavam ter a cidadania babilônica, que lhes foi concedida com seus nomes babilônicos.

Ao jovem príncipe Daniel (“Deus é meu juiz”) deram o nome de Beltessazar (“Bel [deus principal da babilônia] proteja sua vida.”); a Ananias (“o Senhor é gracioso”) chamaram Sadraque (“Servo de Áku”, i.e., o deus-lua) a Misael (“quem é igual a Deus?”) chamaram Mesaque (“a sombra do príncipe” ou “quem é este?”); a Azarias (“o Senhor ajuda”) chamaram abede-nego (“servo de Nego”) i.e., o deus da sabedoria ou a estrela da manhã.

Agora como cidadãos da Babilônia passaram a desempenhar funções oficiais.

Apesar de receberem nome pagãos, esses judeus resolveram permanecer fiéis ao Deus único e verdadeiro.

c)     Ouvindo a voz de Deus, como Samuel

 (I Samuel 3:8) - O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.
(I Samuel 3:9) - Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
(I Samuel 3:10) - Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.

d)    Vivendo em santidade
(Salmos 119:9) - Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
Como poderá o crente levar uma vida santa, resistindo as influências perniciosas que caracterizam o meio ambiente ímpio em que vivemos?

PALAVRA.  A palavra (hebraico: dabar) de Deus representa tanto a sua revelação em geral, como seus mandamentos e promessas.
Isto implica em guardar os preceitos de Deus a todo instante. Devemos ser continuamente santos:
3)     FERRAMENTAS QUE NOS FAZEM FORTES

a)     A Palavra de Deus

(Efésios 6:17) - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

A “espada do espírito que é a Palavra de Deus”, é a arma ofensiva do crente, para uso na guerra contra o poder do mal.

(Hebreus 4:12) - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

A palavra de Deus é uma espada cortante que penetra no mais íntimo do nosso ser para discernir se nossos pensamentos e motivos são espirituais ou não. Tem dois gumes, ou seja, corta para nos salvar ou para nos condenar à morte eterna.


b)    A Oração a Deus

(I Tessalonicenses 5:17) - Orai sem cessar.

Isso significa permanecer na presença do Pai, pedindo continuamente sua graça e benção. “Sem cessar” não significa  estar continuamente repetindo orações formais.

(Isaías 65:24) - E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.

c)     O Espírito de Deus

(II Timóteo 1:7) - Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.

(Lucas 24:49) - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

A “promessa de Meu Pai” refere-se ao derramamento do Espírito Santo conforme vemos em Isaias 32:15.

(Isaías 32:15) - Até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque.


4)     O RESULTADO DE UMA MOCIDADE FORTE

a)     É uma mocidade valente

Davi quando adolescente foi motivo de deboche para os filisteus até derrubar o gigante Golias com uma pedrinha. (I Sam 17:48-58).

E o que dizer de tantos outros homens de Deus, como Daniel, Josué e Timóteo, que desde a juventude eram servos fiéis, corajosos e ousados em dar um forte testemunho do Senhor!

Aliás, toda beleza da mocidade se cumpre nisto. Em dar forte testemunho do Senhor.

(Provérbios 20:29) - A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs (cabelos brancos).

b)    É uma mocidade poderosa

(Lucas 10:19) - Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

SERPENTES E ESCORPIÕES. São termos indicativos das mais perigosas forças espirituais do mal. O crente tem domínio sobre os espíritos malignos, pois Cristo nos deu Seu poder e autoridade sobre Satanás.

(I João 2:14) - Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

c)     É uma mocidade vitoriosa

(I Corintios 15:57) - Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.


(Apocalipse 3:21) - Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário